Cadastro Nacional de Produtos aumenta eficiência da gestão da indústria e do varejo

A falta de uma linguagem padronizada pode gerar falhas tanto de fornecimento quanto de recebimento. “O ideal é ter um cadastro sincronizado, pois isso significa redução de custos, de tempo e, ainda, a melhora no relacionamento entre varejo e fornecedor, de maneira que os parceiros possam focar nas questões comerciais e estratégia de vendas”, afirma o gerente da área de produtos da GS1 Brasil, Paulo Crapina.

Empresas de diferentes áreas de atuação já se beneficiam do Cadastro Nacional de Produtos. A Fermoplast – indústria de médio porte que fabrica acessórios metálicos e de plástico para lingerie, fitness e moda para todo o país – é uma das maiores usuárias do CNP, com aproximadamente 900 acessos por mês.

Todos os dados dos itens fabricados são lançados no sistema para obter a numeração do código de barras, o que é fundamental para se integrar com o grande varejo que já utiliza o código nos produtos. Atualmente, a empresa utiliza apenas a função de cadastro do CNP, mas planeja aproveitar outras informações fornecidas pelo código de barras para aprimorar os processos logísticos e passar a armazenar os produtos de acordo com a data de fabricação para que o sistema indique os itens que devem ser despachados primeiro.

Outro exemplo é a Krater, fabricante de peças automotivas e para motocicletas, que obteve avanço nas vendas e na logística após utilizar o CNP. A empresa possui mais de 900 itens cadastrados e exporta seus produtos para 17 países.

Para o varejo, o CNP é uma ferramenta eficiente para aprimorar a gestão e alimentar o cadastro interno com as informações dos itens já inseridos na ferramenta e utilizar a descrição detalhada do produto no cupom fiscal, assim como nas etiquetas das gôndolas. “É esse tipo de informação que o varejista pode usar no ponto de venda, agregando assim uma informação correta e complementar ao consumidor”, afirma Crapina.

Com as informações fornecidas pela indústria, o varejista conta com dados atualizados sobre o item, além de ter acesso às imagens dos produtos.

Fonte: Portal Administradores

tags: CNP, Varejo, Empresas



<< Voltar

 

Av. Coronel Stuck, 212 - Centro - Jardim/MS - 79240-000 - (67) 3251-1366