Claudio Forner realiza palestra sobre os novos desafios do varejo

As mudanças do perfil do consumidor, as exigências do mercado e a evolução dos canais de vendas são alguns dos novos desafios do varejo brasileiro. O assunto foi tema da palestra do consultor empresarial e conselheiro do publicitário Roberto Justus no programa “O Aprendiz”, Cláudio Forner, na última quarta-feira (24/06), no Centro de Convenções Oswaldo Fernandes Monteiro, promovido pelo Sebrae em parceria com a Associação Empresarial de Jardim (AEJAR). O evento reuniu mais de 120 empreendedores de vários setores.

Segundo Forner, o varejo brasileiro vai passar por uma reformatação muito significativa nos próximos 10 anos e a figura de um novo consumidor é o principal desafio do setor. “Esse novo cliente é comodista, não cria vínculos, não tem fidelização, é mais exigente e compra de acordo com sua conveniência”, explicou.

Forner disse também que nenhum vendedor hoje está preparado para atender este tipo de cliente que, muitas vezes, é mais informado que o próprio vendedor. Isso porque, pesquisa antes de comprar um produto. Outra questão levantada pelo palestrante é o tempo, que hoje é muito mais valorizado. “As pessoas querem ter mais tempo para a saúde, lazer etc. A solução é reduzir o tempo gasto em atividades como as compras. O comércio precisa se automatizar, se simplificar para atender esta exigência do cliente.

"Uma empresa não perde mercado por não crescer, mas por crescer menos que o concorrente. Os empresários devem ficar atentos ao que ocorre no setor, num todo. Avaliar os concorrentes para entender o que acontece ao redor. Vocês devem prestar atenção no que acontece dentro da empresa. Saber o momento certo de mudar e inovar. Se eu não sei o que está acontecendo com a minha empresa, ela corre o risco de quebrar ", destaca Cláudia Forner.

Segundo Forner, um dos principais desafios para os empreendedores é a necessidade contínua de avaliar, analisar e perceber a hora de mudar e inovar. O momento da economia brasileira deixa muitos empresários receosos. Porém, a crise é passageira e faz com que os pontos fracos do empreendimento apareçam. Assim, a estrutura deve ser revista e reorganizada.

O consultor destacou que vivemos na era da recomendação. Antes de comprarmos, pesquisamos sobre as opiniões e experiências das pessoas com relação àquela determinada marca ou empresa. Assim, os comentários das pessoas se tornaram uma ferramenta de decisão do consumidor. “Sermos recomendáveis é mais importante que sermos competitivos”, completou. A recomendação também está sendo feita por meio de softwares avançados que rastreiam os últimos sites acessados ou uma pesquisa feita, e encaminham sugestões por e-mail ou para a região mais visível da primeira página que for aberta pelo usuário.

Para o consultor é a raridade que determina o valor das coisas. Não adianta achar que seu negócio é muito importante, se tem muita gente fazendo a mesma coisa. É preciso agregar valor, diferenciar sua empresa. “É isto que este varejo que está chegando ao Brasil tem mostrado para nós. E para isto é preciso ajustar o foco. Tragam o foco para vocês. Tragam a responsabilidade desta mudança para vocês. É isto que vai mudar o jogo. Mais ainda: inove para sobreviver”.



<< Voltar

 

Av. Coronel Stuck, 212 - Centro - Jardim/MS - 79240-000 - (67) 3251-1366