Parceria AEJAR, Sindicato Rural e SENAR realiza curso de processamento caseiro de banana em Jardim

Aconteceu na Associação Empresarial de Jardim – AEJAR, nos dias 07, 08 e 09 de outubro, o curso de processamento caseiro da banana, uma iniciativa resultado da parceria firmada pela diretoria da associação com o SENAR e o Sindicato Rural do município.

Durante os três dias de curso a instrutora do SENAR, Vilma Aquino Fortes, capacitou agricultores familiares, donas de casa e interessados no ramo alimentício, a criar diversos pratos com o fruto, casca e até o umbigo da banana, ação que minimiza o desperdício e pode se tornar uma grande fonte de renda.

O Sindicato Rural de Jardim mobilizou boa parte dos participantes, agricultores familiares, que tiveram as aulas práticas na sede da AEJAR. A associação por sua vez ofertou toda a logística para o desenvolvimento do curso aplicado pelo SENAR, entidade que cedeu a instrutora, ofertou apostilas, tocas, luvas e os alimentos que foram preparados nestes três dias.

Embasada também no Manual de Segurança para Manipuladores de Alimentos, Vilma ensinou a produzir chips e farinha de banana verde, brigadeiro, bolo, doces, biscoitos, rapadura tipo tijolinho, tudo à base de banana.

O destaque, segundo os alunos, ficou por conta da sobremesa banana rica, o bife à milanesa feito da casca da banana e do licor de banana. Eles aprenderam também a produzir pudim, sorvete, rosquinhas, tortas e farofa do fruto.

O curso de processamento caseiro da banana faz parte de um leque de capacitações similares oferecidos pelo SENAR em todo o Estado, como o processamento de milho, mandioca e leite.

“A capacitação profissional é também um dos objetivos de nossa gestão frente à AEJAR porque entendemos que podemos criar nestes momentos futuros associados. Gerando mais renda, fomentamos o comércio local, o que torna a associação ainda mais forte. Todos ganham com esta parceria AEJAR, Sindicato Rural e SENAR, estaremos focados em realizar mais e mais eventos similares”, disse o presidente AEJAR José Luiz Amorim Dentinho.



<< Voltar

 

Av. Coronel Stuck, 212 - Centro - Jardim/MS - 79240-000 - (67) 3251-1366